No dia 4 de julho último, em grande solenidade realizada na sede do Palácio da Justiça, no centro da Capital Gaúcha, foi realizada a homenagem comemorativa ao aniversário de 150 anos do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre.
A cerimônia contou com a presença de grande número de autoridades de diversos níveis de governo, dirigentes registrais e notariais, representantes de entidades do segmento e outros convidados e amigos deste que é o mais antigo Registro de Imóveis do Rio Grande do Sul.
Solenidade contou com grande número de autoridades e convidados.
No discurso emocionado do Oficial Registrador, foram lembrados os aspectos históricos do surgimento e crescimento do Registro de Imóveis da 1ª Zona, desde 1865 até a atualidade e a imprescindibilidade dos serviços registrais imobiliários para a sociedade, o que é demonstrada pela longevidade da instituição, apresentando-se como um fator fundamental à produção da história, porque é a existência dos registros que garante a possibilidade da narrativa histórica.
Discurso emocionado do registrador João Pedro Lamana Paiva (Foto: Fernanda Stefens)
A solenidade contou com uma grande apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul que encantou a todos com sua vibrante harmonia sob a regência do maestro Telmo Jaconi.
Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul foi o destaque cultural do evento (foto: Fernanda Stefens).
Na sequência foi aberta e exposição comemorativa aos 150 anos do 1º Registro de Imóveis da Capital Gaúcha, nos salões do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul e realizada a sessão de autógrafos de lançamento oficial do livro “Do manuscrito ao registro eletrônico: 150 anos do registro de imóveis de Porto Alegre”.
O livro comemorativo está sendo alvo de grandes elogios e muita procura pelo público (Foto: Tania Meinerz).
Os convidados, a seguir, foram recepcionados com um jantar nos salões do Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre, onde alegria e descontração foram as características marcantes da festividade.
Equipe do RI da 1ª Zona e o casal anfitrião YARA e JOÃO PEDRO LAMANA PAIVA no jantar festivo (foto: Fernanda Stefens).
Fonte: Agência Gestão News,
Em 28.7.2015.