João Pedro Lamana Paiva e Francisco Ventura de Toledo foram eleitos para os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente
Na tarde do dia 1º de dezembro, segunda-feira, aconteceram as eleições do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil – IRIB. A chapa IRIB DE TODOS, a única inscrita no pleito, recebeu um total de 478 votos. A apuração ocorreu na sede do IRIB, na capital paulista e o resultado foi proclamado às 17 horas. Foram eleitos para os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, os registradores de imóveis João Pedro Lamana Paiva (RS) e Francisco Ventura de Toledo (SP).
Completam a Diretoria Executiva eleita os seguintes registradores: Frederico Jorge Vaz de Figueiredo Assad (SP), secretário geral; Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza (RJ), 1º secretário; Vanda Maria de Oliveira Penna Antunes da Cruz (SP), tesoureira geral; Sérgio Busso (SP), 1º tesoureiro; Jordan Fabrício Martins (SC), diretor Social e de Eventos.
À noite, registradores de imóveis e convidados de todo o Brasil participaram do jantar de posse da nova diretoria, no salão do Meliá Paulista, em São Paulo/SP. Participaram da cerimônia a registradora de imóveis em Poxoréu/MT e presidente da Anoreg-MT, Maria Aparecida Bianchin; a presidente da Arpen-RS, Joana D’arc Malheiros; o presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil, Paulo Rêgo; o presidente eleito, João Pedro Lamana Paiva; o presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho; o vice-presidente eleito, Francisco Ventura de Toledo; o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, Mário Pazutti Mezzari; e o presidente da Arisp, Flauzilino Araújo dos Santos.
De acordo com o programa de trabalho da diretoria eleita, o IRIB terá como meta prioritária o fomento, o desenvolvimento e a aplicação do registro eletrônico, concentrando esforços para que a implantação da Central Nacional de Indisponibilidades e do Sistema de Registro Eletrônico (Sinter) venha a ser uma realidade nacional disponibilizada pelos mais de 3.600 registradores imobiliários brasileiros. Para alcançar o registro eletrônico em nível nacional, a nova diretoria buscará a filiação de novos registradores e, para isso, contará com a colaboração primordial dos vice-presidentes estaduais na busca da unidade nacional.
Chapa IRIB DE TODOS
Programa de trabalho
“Hoje, podemos afirmar que o IRIB é a principal instituição que representa os registradores imobiliários no país, com respeito e apoio das demais entidades estaduais de representação da classe. Nossa marca se tornou conhecida em todas as esferas de poder e fomos chamados a dialogar com representantes do Judiciário, Legislativo e Executivo. (…) Entrego o meu cargo ciente de que não fugi das batalhas. Somente conseguimos executar o programa de trabalho proposto, porque, desde o primeiro instante, eu me cerquei de competentes colaboradores. Por mais presidencialista que seja o nosso Instituto, ninguém consegue exercer a presidência de modo isolado. Contei, em todos os momentos dessa caminhada, com o apoio incondicional dos meus colegas da Diretoria Executiva, entre eles o meu vice-presidente, João Pedro Lamana Paiva.
Ricardo Basto da Costa Coelho
Íntegra do discurso
“Agradeço imensamente aos eleitores que depositaram sua confiança no grupo formado para exercer a dirigência da entidade neste biênio de 2015/2016, chancelando a nossa proposta de trabalho, sem o que não teríamos a legitimidade suficiente para a concretização dos projetos pretendidos e para o enfrentamento dos embates que, com certeza, se irão apresentar ao longo do caminho. (…) Quando definimos nossa candidatura à presidência da entidade nacional de representação dos registradores imobiliários, designamos nossa chapa como “IRIB de Todos” e essa denominação é plena de significado no sentido de buscar a mais completa inclusão dos registradores imobiliários no seio de sua categoria, tenha a serventia a magnitude que tiver, esteja ela no mais remoto ponto do território brasileiro; não importa! O que precisamos ter é uma política institucional abrangente e valorizadora dos mais legítimos interesses dos associados no fortalecimento de nossa unidade nacional”.
João Pedro Lamana Paiva
Íntegra do discurso
Fonte: Boletim Eletrônico do IRIB – Nº 4413 – Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 03.12.2014