Solenidade recebe mais de 350 congressistas, entre eles notários, registradores, juristas, funcionários de cartórios, advogados, estudantes, entre outros interessados no Direito Registral Imobiliário
Pela quarta vez, a capital baiana, Salvador, recebe um encontro do IRIB: 1975, 2003, 2013 e agora a 43ª edição do Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil. Neste ano, a cidade foi novamente escolhida, e o evento terá como tema central o registro eletrônico de imóveis, assunto de extrema importância para a classe registral imobiliária brasileira, em especial os registradores do Estado da Bahia.
Na abertura da solenidade, o presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, ressaltou a missão do IRIB de buscar a união de interesses e de ações em torno do registro eletrônico de imóveis. “Ainda há um caminho a ser percorrido, mas hoje as instituições estão unidas no propósito de modernizar e concentrar a prestação dos serviços registrais imobiliários em todo o país, por meio de plataformas de serviços eletrônicos compartilhados. Nosso compromisso agora é fazer com que todos os estados, sem exceção, estejam no mapa brasileiro do registro eletrônico”.
Lamana Paiva acentuou, também, outras frentes de atuação do IRIB. “Trabalhamos firme e estivemos presentes constantemente em todas as esferas de poder, com destaque para o Legislativo, defendendo no Congresso Nacional nossas atribuições. Participamos de todos os eventos importantes que dizem respeito ao nosso segmento profissional, contribuindo com conhecimento e soluções, nas áreas pública e privada”.
A anfitriã e registradora de imóveis em Salvador, Marivanda Conceição de Souza, destacou a importância em sediar a 43ª edição do Encontro Nacional no Estado da Bahia. “Este evento é muito relevante para nós, registradores de imóveis e notários, e para todos que militam na área do Direito Imobiliário. Os cartórios na Bahia foram privatizados em março de 2012, e durante esses quatro anos estamos trabalhando para tornar o serviço cada vez mais eficaz e seguro aos cidadãos. É o nosso dever institucional, sempre no afã de aprimorar nos encontros e elucidar dúvidas com os grandes mestres e registradores de outros estados”.
O corregedor-geral de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim, deu boas vindas aos congressistas e ressaltou a importância de o evento estar sendo realizado no momento em quem os cartórios baianos estão sendo providos por concurso público, que está na etapa final. “O Direito Registral Imobiliário ainda é muito pouco divulgado, o que aumenta a relevância da promoção de um evento inteiramente dedicado a essa matéria”.
Também compuseram a mesa o desembargador aposentado do TJRS Antônio Erpen; o juiz substituto em 2º grau do TJSP Antônio Carlos Alves Braga Júnior; o desembargador do TJSP Luís Paulo Aliende Ribeiro; a presidente da Anoreg-BA, Marli Trindade; o Corregedor-Geral da Justiça do Estado da Bahia, desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim; o secretário do Patrimônio da União, Guilherme Estrada Rodrigues; a juíza coordenadora dos cartórios extrajudiciais do Estado da Bahia, Andréa Paula Rodrigues Miranda; a corregedora do TJBA das comarcas do interior, Cynthia Pina Rezende; o controlador chefe do TJBA, Danilo Santana, representando a presidente do TJBA, desembargadora Maria do Socorro Barretio Santiago.
Acordo de Cooperação Técnica
Na oportunidade da solenidade de abertura, o IRIB e a Secretaria do Patrimônio da União firmaram Acordo de Cooperação Técnica, que tem como objeto a formulação e implementação de medidas que busquem o aperfeiçoamento da gestão sobre o registro dos imóveis públicos federais, de forma a aprimorar e modernizar os canais de integração e de compartilhamento de dados sobre imóveis da União constantes nos Registros Públicos e no cadastro da SPU. Assinaram o ACT o presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva; e o secretário do Patrimônio da União, Guilherme Estrada Rodrigues.
Íntegra do discurso – João Pedro Lamana Paiva
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 26.9.2016