O dia 2 de outubro notabilizou-se mundialmente como o dia consagrado aos NOTÁRIOS.
O Notariado nasceu com o Brasil porque, já na ocasião do descobrimento, as ordenações que vigoravam em Portugal concebiam os Notários como profissionais há muito reconhecidos, devido a sua importância para a estrutura jurídica do reino, ao qual era anexada a nascente colônia dos trópicos.
Muito evoluiu o Notariado Brasileiro ao longo de nossa história e, hoje, os Notários Brasileiros, representam uma plêiade de profissionais do Direito, altamente especializados e cada vez mais qualificados para o exercício de suas atribuições na realização das instituições de Direito.
Sem qualquer dúvida seu papel é indispensável à sociedade e à economia do país, significando, também, um verdadeiro imperativo de ordem social, que coloca em relevo, a condição de dignidade e altivez desfrutada pela categoria em todos os recantos do Brasil.
Ao transcurso do DIA INTERNACIONAL DO NOTÁRIO não poderia deixar de almejar, em meu nome e em nome de todos os funcionários deste Ofício Registral, aos ilustres colegas Notários, toda a sorte de felicidades no desempenho de seus misteres profissionais e na mais plena realização de seus projetos pessoais.
Porto Alegre, 2 de outubro de 2013
JOÃO PEDRO LAMANA PAIVA
Oficial do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre – RS