A Diretoria da ENORE – Escola Notarial e Registral, bem como o Colégio Registral do Rio Grande do Sul e o Colégio Notarial do Brasil- Seção Rio Grande do Sul, realizaram nesta quinta-feira, 29 de agosto de 2013, a partir das 18h, com grande afluência de público, as atividades alusivas à inauguração de seu Auditório, as quais tiveram lugar, na Rua Coronel Genuíno, 421 – 3º andar – sala 302 – Edifício Esplanada dos Açores – Centro Histórico de Porto Alegre-RS.
Os trabalhos tiveram início com a aula magna proferida pelo Dr. Antonio Carlos Alves Braga Junior, Juiz Assessor da Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo, que abordou dois temas de fundamental importância à compreensão da problemática relativa ao REGISTRO ELETRÔNICO que deverá ser implantado no país: 1. Do livro de transcrição ao livro digital: a implantação dos padrões de interoperabilidade do governo eletrônico; 2. A construção de bases gráficas digitais multifinalitárias.
Assinatura do convênio ocorreu no gabinete do Presidente Desembargador Marcelo Bandeira Pereira
O Dr. Braga Júnior trouxe informações importantes sobre temas relativos à implantação do registro eletrônico no Brasil, conforme previsto pela Lei nº 11.977/2009.
Posteriormente, o jornalista Claudio Brito palestrou sobre o tema Judicialização da Vida e, encerrando os trabalhos, palestrou o Dr. Ricardo Kollet, Tabelião e Registrador Civil de Porto Alegre, abordando o tema Os regimes de bens no casamento e as atividades notariais e registrais.
Cláudio Brito falou sobre a Judicialização da Vida e se emocionou ao recordar momentos de sua vida pública e da relação com os notários e registradores.
Ricardo Kollet falou sobre questões complexas relativas aos regimes de bens.
O Diretor da ENORE, Dr. João Pedro Lamana Paiva proferiu, na oportunidade, o discurso apresentado a seguir.
Lamana Paiva recordou os primeiros tempos da ENORE e a projeção da escola para o futuro.
Senhoras e Senhores.
Hoje é uma data histórica para a ENORE – ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO RS porque representa um momento de concretização de muitos sonhos, através do trabalho e da dedicação de abnegados pertencentes à categoria dos notários e registradores, aqui massivamente representada para marcar a importância dessa efeméride.
Estas nossas palavras iniciais não poderiam deixar de ser de agradecimento, inicialmente a DEUS, por nos inspirar com sua força criadora e, abaixo Dele, primeiramente aos Colégios Registral e Notarial do RS por terem sido as instituições que acreditaram na idéia de uma escola de ensino especializado e dedicada às necessidades de nosso segmento profissional. Em segundo lugar, ao quadro de colaboradores, constituído pelos eminentes e eficientes colegas NOTÁRIOS E REGISTRADORES que formaram o primeiro núcleo de trabalho organizado da Escola:
• Cláudia Fonseca Tutikian
• Júlio César Weschenfelder
• Lizete Faller
• Luiz Egon Richter
• Regina de Fátima Marques Fernandes
• Ricardo Guimarães Kollet
• Sandra Maria Gadret
• Tiago Machado Burtet
A esses pioneiros que se dedicaram a dar o suporte administrativo inicial necessário às primeiras atividades desenvolvidas pela escola, veio juntar-se o colega PAULO ÁVILA, Diretor de Ensino do Colégio Registral, e também aquela infinidade de colegas que, durante todo o tempo de existência da ENORE, se dedicaram a lecionar nos cursos promovidos desde sua criação em 15 de março de 2008, quando foi criada por deliberação dos Colégios Registral e Notarial, quando do Encontro Estadual de Notários e Registradores que, naquele ano, teve lugar na cidade de Capão da Canoa.
A todos os que se engajaram ao ideal de construir a nossa escola, precisamos consignar o nosso mais sincero e cordial agradecimento porque, sem a perseverança de sua colaboração, a ENORE não seria a realidade tangível dos dias atuais e suas instalações não poderiam estar afastadas da sede do Colégio Registral, numa adesão ao sonho visionário de nosso amigo Mário Mezzari, ex-presidente do Colégio, de envidarmos os esforços que estivessem ao nosso alcance para reunirmos todas as entidades representativas da categoria em uma só sede, o que teve continuidade na atual gestão do presidente Júlio Weschenfelder e, hoje, constitui uma realidade que orgulha a todos nós.
Mas, no presente momento, o grande evento é a inauguração deste magnífico auditório, espaço gentilmente franqueado pelo Colégio Registral do Rio Grande do Sul, em sua sede, e entregue à administração da ENORE para a realização de suas principais atividades culturais, didáticas e pedagógicas, constituindo um instrumento de fundamental importância para encaminhar nossa escola a uma total independência como instituição de ensino entre suas congêneres.
Para esta ocasião muito especial fechamos uma programação convidando conferencistas de alto nível que gentilmente se disponibilizaram a abrilhantar os trabalhos desta noite, abordando temas de real interesse do público presente. São eles o eminente Dr. Antonio Carlos Alves Braga Junior, Juiz Assessor da Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo; o nosso especial amigo jornalista Cláudio Brito, destacado profissional dos meios de comunicação do Estado e o nosso ilustre colega Dr. Ricardo Kollet, Tabelião e Registrador Civil de Porto Alegre. A todos esses insignes convidados penhoramos os nossos mais efusivos agradecimentos.
Gostaria de aproveitar esse momento, também, para anunciar, com imensa satisfação, que já demos encaminhamento às providências para a transformação da ENORE em FUNDAÇÃO ENORE, entidade que se dedicará a promover o ensino de nível superior e especializado no Estado do Rio Grande do Sul, conforme foi decidido em reunião conjunta dos Colégios, em 16 de março de 2013, durante o Encontro Estadual de Notários e Registradores na cidade de Torres-RS.
Dessa forma, já foram enviados a exame da Procuradoria de Fundações, o estudo de viabilidade econômica, o estatuto social da entidade e a minuta de escritura pública de instituição, para aprovação da criação da FUNDAÇÃO ENORE, pelo Ministério Público do Estado do RS.
Muito obrigado!