Promoção da Anoreg-BR, em parceria com a Ennor, evento reuniu notários, registradores e ministros do STJ
A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), em parceria com a Escola Nacional de Direito Notarial (Ennor), promoveu, no dia 23/5, o V Fórum de Direito Notarial e de Registro, no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho, e o vice-presidente, João Pedro Lamana Paiva, estiveram presentes no evento.
O ministro do STJ Napoleão Nunes Maia Filho participou da solenidade de abertura e destacou os estreitos laços de todos com os cartórios, ao longo da vida. “A relação é desde o nosso nascimento até a morte. Não podemos prescindir do cartório e isso demonstra a relevante função social exercida pelos notários e registradores no Brasil. Por isso, estão presentes em todas as cidades brasileiras, até mesmo em pequenos distritos”, disse.
Em seu discurso, o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar, destacou o objetivo do evento. “Muitas vezes, juízes, desembargadores, senadores, ministros não conhecem a atividade notarial e registral e nem a realidade do país. Não sabem que somos, por exemplo, divididos em várias especialidades. Às vezes, sai uma resolução ou um provimento que pode ser bom para São Paulo, mas não é interessante para a Paraíba ou para o Amazonas. É necessária uma visão nacional”, argumentou.
A mesa de abertura do evento contou, ainda, com a participação dos ministros do STJ Arnaldo Esteves Lima, Paulo de Tarso Sanseverino, Sérgio Kukina e Nefi Cordeiro, além do senador Cyro Nogueira. A conselheira do Conselho Nacional de Justiça Luiza Cristina Fonseca Frischeisen também esteve presente.
O presidente do STJ, ministro Felix Fischer, ressaltou, no encerramento, a alegria em receber o V Fórum. “O evento discutiu assuntos importantes para a efetivação da cidadania e da segurança jurídica, tão necessárias para o desenvolvimento do Brasil. Tenho certeza de que as propostas aqui apresentadas germinarão e frutificarão na sociedade brasileira”. O ministro destacou, ainda, que é imprescindível que a atividade notarial e registral seja, cada vez mais, divulgada, uma vez que muitos profissionais do direito não têm a noção exata de sua importância e relevância para a sociedade.
Fonte: Boletim Eletrônico do IRIB – Nº 4360 – Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 29.05.2014
Galeria de fotos: